domingo, 17 de junho de 2007

Oportunidade de poupar para as futuras mamãs

Encontra-se hoje a decorrer, entre as 10 e as 20 horas, no Parque dos Poetas, em Oeiras, uma iniciativa denominada "Barrigas de Amor", e é o primeiro grande evento dedicado às futuras mamãs.

A nossa população cresce aquém do necessário para manter a população em equilíbrio, situando-se a média de filhos por casal em 1,4, em vez do valor almejado de 2,1 filhos por casal. O pessoal só vai aos treinos ;-). Infelizmente temos de poupar no número de filhos.

Numa época em que se regista um decréscimo da taxa da natalidade (por opção ou por infertilidade) e com a recente liberalização do aborto, e perante o encerramento de diversas maternidades, as nossas perspectivas de rejuvenescimento do país saem goradas.
Outra questão muito importante é o facto de inconstitucionalmente sermos obrigados a custear a educação, quando está consagrado que temos direito gratuito de acesso ao ensino. Opino veementemente que seja feita uma revisão à Constituição, mas o ideal seria que se cumprisse a legislação, e que desta forma não tivessemos de pagar balúrdios para os nossos filhos frequentarem creches, escolas e universidades. Façamos um referendo para saber o que a maioria dos populares deseja. Já sei que o Estado não está minimamente interessado, porque já sabe de antemão a nossa resposta, e não está interessado na diminuição das receitas do seu cofre.

A ONU considerou ser a Suécia o melhor país para se ter filhos, mas nós já nos contentávamos se ao menos os incentivos à natalidade fossem como na Alemanha (25 000 euros por cada nascimento), ou a licença de parto fosse como em França (3 anos), e assim talvez pensassemos em ter mais filhos...
Infelizmente temos que nos contentar com míseros tostões como Abono de Família, abono esse que foi criado em 1973, e que de lá para cá parece aumentar ao ritmo das rendas de casa antigas.

Entretanto aproveite as pequenas iniciativas como esta que vão surgindo para acrescentar algo mais ao enxoval do seu bebé sem ter de dispender um tostão.

Se está grávida junte-se às mais de 1500 grávidas que hoje estarão em Oeiras, e poderá com a sua família participar de diversas actividades, e aprender algo mais sobre a preparação para o parto, a amamentação, a alimentação e massagens para o bebé, a depressão pós-parto, entre muitas outras coisas. Além disso poderá obter benefícios junto das empresas que estarão a patrocinar o evento. Esta é uma oportunidade para aprender, divertir-se e poupar. Este evento talvez fique registado no Guiness Book como sendo a maior concentração de grávidas já alguma vez registada.

Desde já aqui ficam os meus votos de um parto bem sucedido, e que o bebé seja recebido com amor.

A todas as mães dedico o seguinte vídeo que vi no YouTube. São momentos que vale sempre a pena recordar.

Envie os seus melhores momentos se quiser que eu os publique.

Sem comentários: