quinta-feira, 14 de junho de 2007

Dar sangue é poupar


Dar sangue é sinónimo de ajudar ou mesmo poupar a vida de alguém.
A 27 de Março comemorou-se o Dia Nacional do Dador de Sangue.
Hoje, dia 14 de Junho, comemora-se o Dia Mundial do Dador de Sangue.
Um pouco por todo mundo são criadas diligências com vista à sensibilzação do público afim de aumentarem o números de dadores de sangue e consequentemente diminuirem as vitimas por falta de transfusão sanguínea.

A celebração deste dia fica anualmente a cargo da Cruz Vermelha, da Organização Mundial de Saúde, do Crescente Vermelho, da Federação Internacional das Sociedades, da Sociedade Internacional de Transfusão Sanguínea e da Federação Internacional das Organizações de Dadores de Sangue.

Dar sangue, além de poupar vidas, poupa-lhe a si dinheiro. Segundo o preceituado no artigo 2, n. 176, alínea n) da I Série-A do Diário da República de 1 de Agosto de 2003, os dadores benévolos de sangue ficam isentos do pagamento das taxas moderadoras habitualmente inerentes à maioria dos utentes do Serviço Nacional de Saúde.

Seja um voluntário dador de sangue e será um salvador de vidas. Lembre-se que também pode no futuro precisar deste tipo de intervenção médica. Estenda o seu braço para dar a mão aos que de si necessitam, e que do seu rio arterial circulará um caudal que vale a salvação de pessoas.
Poupe vidas humanas!
Visite o site do Instituto Português do Sangue para obter mais informações.

Sem comentários: