segunda-feira, 16 de julho de 2007

Perante radar, circule devagar para poupar!

Os 21 Radares de Lisboa, instalados em vias municipais pela Câmara Municipal de Lisboa encontram-se a funcionar desde hoje em regime sancionatório, tendo até agora servido de medida de prevenção. A aprovação pela Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), da qual o funcionamento dos radares estava dependente, ocorreu no passado dia 7.
Perante situações de infracção grave ou muito grave, a foto com a matrícula será impressa e enviada com o auto para a Direcção-Geral de Viação (DGV).
A CNPD permite que a Polícia Municipal elabore tanto o tratamento de dados,número de fotografia, analise a velocidade, o local, data e hora da infracção.
A Polícia Municipal pode elaborar autos de notícia relativos a infracções de trânsito, desde que ocorram nas vias da sua jurisdição municipal.
As 14 vias onde os radares estão colocados foram as eleitas para este tipo de controlo de velocidade, devido sobretudo à inexistência semáforos nesses locais, e de lá se registarem muitos acidentes rodoviários.
Desde Janeiro a Julho deste ano, durante a fase experimental estes radares foram accionados por excesso de velocidade quase meio-milhão de vezes, e tem sido sobretudo na Radial de Benfica onde há mais "aceleras".
Vim aqui alertar-vos para andarem com mais calma, respeitarem os outros condutores, e sobretudo não infringirem o Código da Estrada porque neste caso a multa por excesso de velocidade pode ir dos 60 aos 2500 euros. Circule dentro dos valores respeitantes do Código da Estrada, e isso não só lhe poupará combustível, como lhe poupará dinheiro em multas e até pode evitar danos físicos ou de bens, evitando acidentes consequentes de excesso de velocidade.
Aquando da inauguração da fase experimental dos radares em Lisboa, a revista FHM levou às estradas alfacinhas uma iniciativa sui generis. Podia ter provocado acidentes por desvio do olhar dos condutores, mas acabou por ter o efeito de abrandamento da velocidade. Caso para dizer que as meninas FHM eram de parar o trânsito...
Vai daí, e bem analisado talvez funcione melhor uma iniciativa destas do que qualquer radar que se instale nas artérias da capital. Veja por si!

Boa viagem!

Sem comentários: