quarta-feira, 18 de julho de 2007

Os portugueses não são quem mais gasta todo o seu salário

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE), chegou à conclusão que 88% das vezes os portugueses gastam o seu salário por completo. Quem mais gasta são os EUA, e quem mais poupa é a nossa vizinha Espanha, que tendo um nível de vida superior ao nosso tem mais preocupações em poupar do que Portugal. No relaório sobre as Perspectivas de Emprego para este ano, a OCDE divulga que a forte tendência para gastar o salário auferido por completo cifra-se em Portugal nos 88 pontos percentuais, e isto coloca-nos acima da média da organização, e por pouco não somos quem mais gasta todo o salário.

De acordo com o relatório:
  • Os que mais poupam são: Espanha, Coreia do Sul, Polónia, Noruega e Reino Unido
  • Os que menos poupam são: EUA, Japão, Portugal, Suiça, Áustria

    No que se refere à situação do trabalho em Portugal, para este ano, a OCDE calcula haver uma subida de emprego na ordem dos 0,7%, e que a taxa de desemprego se situe nos 7,6%. Para 2008 antevê um melhor cenário, com a taxa de desemprego a baixar para os 7,1%.

    Portugueses, olhai como países mais ricos do que nós e sem necessidade de tantas preocupações com poupanças, nos poderão servir de exemplo.
    Não gastem tudo, comecem por poupar o que parece um pequeno nada, e que numa altura de escassez de recursos vos vai parecer tudo.
  • Sem comentários: