domingo, 13 de março de 2011

Como Poupar nos Combustíveis

Com o preço dos combustíveis constantemente a aumentar, comece já hoje a poupar.
Amanhã haverá uma Greve dos Camionistas e como daí resultará a redução de combustíveis nos principais fornecedores, ora aí terá mais uma boa razão para poupar neste consumível.
Pratique uma eco-condução, seja um condutor mais ecológico.
Verifique regularmente o estado das velas, dos filtros de ar, dos injectores, pois se estes apresentarem anomalias isso implica um acréscimo de 50% no consumo de combustível.
Analise o estado do catalizador, evitando uma maior emissão de gases poluentes para a atmosfera.
Use os pneus indicados, não troque os originais por outros mais largos, isso porque pneus mais largos implicam maior superfície de aderência e embora maior segurança teria um significativo acréscimo de gastos de combustível e logo maior emissão de poluentes.
Aconselha-se que vá controlando com frequência a pressão dos pneus, pois se circular com uma pressão o,5 bar inferior à recomendada, poderá acrescer o consumo de combustível em 3%. Mas não se esqueça de aumentar ligeiramente a pressão se andr com o carro com mais carga que a habitual.
Sempre que possível ande a pé, mas em caso de ter mesmo de andar de autmóvel, tente informar-se antes talvez através da rádio sobre o estado do trânsito, afim de evitar engarrafamentos e perdas de combustível e de tempo desnecessárias. Opte pelos percursos mais curtos e seguros.
Não mantenha a bagageira cheia com aquelas tralhas que nem usa diariamente, pois isto pode representar um gasto adicional de 40% de combustível.
Aquelas bagageiras e porta-bagagens que se usam no tejadilho, devem ser usadas somente em caso de estrita necessidade. Uma carga adicional de 100 quilogramas, pode traduzir um aumento de consumo de 0,6 litros, isto dentro da cidade.
Transportar bicicletas no tejadilho sai mais caro que levá-la na bagageira ou levá-la segura num suporte traseiro do veículo.
Conduza suavemente nos primeiros quilómetros, pois é nessa altura que a sua viatura consome mais e é mais poluente enquanto o motor não aquece o desejado.
Em auto-estrada procure andar a uma média de 100 Km/hora para que se manter em segurança e para que o seu automóvel consuma menos. Lembre-se que se resolver acelerar, disparará os valores de gasto de combustível.
Se a sua viatura usar gasolina evite ultrapassar as 3000 rotações por minuto, e no caso de se tratar de um veículo de motor a gasóleo não ultrapasse as 2500 rotações. Opte pela mudança acima da que estava.
Praticar uma condução defensiva também ajuda a poupar, pois se estiver sempre alerta pode evitar manobras e travagens bruscas e assim não desperdiçará nisto combustível.
Nas descidas e travagens, mantenha uma mudança engrenada e retire o pé do acelarador, e assim não gastará.
Se se vir obrigado a parar por alguns minutos, é preferível desligar o motor. Quando arrancar, reinicie a sua condução brandamente.
Não use e abuse do ar-condicionado, isto se quer poupar o ambiente e combustível em 30% na cidade e em 20% em auto-estrada.
Saiba que o aquecimento do vidro traseiro e manter os faróis acesos, também contribuem para consumo de combustível.
Procure estacionamentos à sombra, pois o sol poderá evaporar alguma gasolina. Se não conseguir estacionar à sombra, procure estacionar de forma a que o sol não incida de forma directa sobre o depósito.
Não teime em andar sempre com o depósito atestado, pois isso significa transportar quilos a mais, e consequentemente implica mais combustível gasto.
Lembre-se de abastecer logo pela manhãzinha ou só à noite, pois com o tempo mais fresco, a gasolina está mais densa, e assim pode-se comprar mais quantidade pelo mesmo valor comparando com momentos mais quentes do dia.
Quando for viajar, caso não conheça o trajecto e até outro percurso possível, consulte previamente mapas sobretudo na Internet onde terá uma visão mais detalhada de por onde poderá ir, quanto tempo poderá gastar, quantas portagens terá de pagar; e assim pode tranquilamente e fora do stress do trânsito planear uma viagem mais descontraída e mais poupada.
Se for responsável, ou melhor, se for um eco-condutor, em percursos citadinos pode poupar uma média de 50% face a um condutor mais "pé-pesado".
Depois destas dicas, não terá desculpas para não poupar combustível em todos os trajectos que faça com a sua viatura. Então se tiver a seu cargo uma frota automóvel, já imaginou o quanto pode reduzir os custos anuais da sua empresa poupando em combustíveis?!

2 comentários:

Guakjas disse...

Excelentes dicas Maria! Muito úteis mesmo! Já partilhei no facebook!

lady_blogger disse...

Caro Guakjas obrigada! Mas se partilhar as minhas dicas de poupança, peço-lhe que refira que vieram daqui.