sexta-feira, 11 de março de 2011

Como Poupar Enquanto Cozinha

Não pretendo ensinar a cozinhar, tão somente a poupar enquanto cozinha.
Usar o forno do microondas em vez dos fornos tradicionais, pode representar uma poupança energética de cerca de 50%, e além disso poupará tempo porque pode dispensar o pré-aquecimento, e dimuirá em 1/4 a duração do processo de cozedura.
Há alimentos que para manterem algumas qualidades têm de ser cozinhados em tachos ou panelas sem a respectiva tampa colocada, mas sempre que cozinhar outros alimentos tape-os para evitar perdas de calor e diminuir o tempo de confecção. A grande vantagem será a redução de energia em mais de 25%.
Sempre que possa, use a panela de pressão, pois esta permite cozinhar mais rapidamente e necessita de menos energia que um tacho comum. Pode também desligar o fogão um pouco antes e mantendo-a tapada os alimentos estarão cozidos em poucos minutos.
Verifique se o bico do fogão é o adequado ao diâmetro do tacho ou panela que está a usar, pois se o bico for maior estará a desperdiçar energia.
As placas de indução são mais poupadas que as de vitrocerâmica ou a gás.
Utilize um forno eléctrico com ventilação, isto porque faz circular o ar quente lá dentro e vai mantendo uniforme a temperatura e reduz os consumos.
Não tenha por hábito abrir constantemente a porta do forno; faça-o somente quando necessário. Desligue este um pouco antes de terminar o cozinhado, mantenha a porta fechada e daí a minutos terá terminado a cozedura aproveitando ao máximo o calor que ficou mesmo depois de desligado.
Opte por um forno de baixo consumo, opte por aqueles com a letra A ou com A+, e dentro destes escolha aquele que referir na etiqueta um menor consumo por ano.
Depois disto delicie-se com os seus cozinhas ainda mais poupados.

Sem comentários: