quarta-feira, 9 de março de 2011

Portugal é o 5.º lugar duma escala dos países em vias de falir

Em final de 2009, sabia-se que o Global Sovereign Credit Risk publicara uma listagem sobre 60 países e avaliaram os mesmos em termos de risco de falência num prazo de 5 anos. Da referida lista, os países mais prováveis de falirem eram a Ucrânia, Venezuela, Letónia e Islândia. A Irlanda ficava em 18.º lugar em termos de risco, e a Grécia 8 lugares acima.
Inacreditavelmente, Portugal aparecia em 41.º lugar, ou seja bem longe do risco de falência. Perante tal conjuntura economico-financeira do nosso país, nada parecia prever a iminência de um crach pelo menos até 2014.
Ora bem, façamos as contas... estamos só em 2011, e já conseguimos desde 2009 passar de 41.º lugar para 5.º. Pergunto onde estaremos então em 2014? Então quer isto dizer e se a minhas "continhas" não falham, iremos estar no lugar -36.º, sim eu disse menos 36, logo nem teremos lugar numa qualquer escala de avaliação de risco, pois iremos é estar riscados das mesmas.

Lista dos países em maior risco de falência:

1.º Grécia
2.º Venezuela
3.º Paquistão
4.º Irlanda
5.º Portugal


2 comentários:

Guakjas disse...

Por acaso já tinha conhecimento sobre este "raking"...
Mas para este raking ser feito, muito contribui a acção das conhecidas agências de rating...Eu não quero estar com conspirações, mas esses senhores dominam o mundo...Um dos filmes do Zeitgeist Movemen explica isso mesmo!

lady_blogger disse...

Guakjas o nosso país até pode não estar tão mal como se pinta nesta manta, porém ao espalhar isto aos 7 ventos, se não estava mal, vai ficar não tarda.