sábado, 12 de março de 2011

Dicas Para Reduzir Consumos dos Aparelhos Electrónicos

Quando num equipamento electrónico vir uma etiqueta onde esteja escrito Energy Star, isso é como que um certificado de que esse equipamento regista baixos consumos enquanto funciona e até mesmo em stand-by.
Já as etiquetas que contêm um desenho de flor com um E no centro, representam o rótulo ecológico europeu, o que atesta que os aparelhos em causa gastam menos energia, desmontam-se e reciclam-se mais facilmente, além de conterem menos substancias prejudiciais para a saúde e meio ambiente, ou seja são um tipo de equipamentos pro-ecológicos.
Desligue os aparelhos não só nos comandos como no próprio botão da frente e no botão que possa ter atrás. Não os deixe em stand-by, pois isso representará uns 10% da sua factura de electricidade.
Desligue monitores, impressoras, scanners e outros periféricos sempre que não os esteja a utilizar.
Optar por tomadas com interruptor ajuda a reduzir os gastos de energia eléctrica.
Um computador de secretária é mais consumista que um portátil e tem a desvantagem de não ser facilmente transportável.
Depois de carregar um telemóvel, um berbequim, umas pilhas, um aspirador ou algo mais, não esqueça de desligar da corrente e de retirar os carregadores da tomada para evitar gastos supérfluos.
Da próxima vez que usar um aparelho electrónico, tenha um pouco mais de atenção e ponha em prática estas pequenas dicas de poupança energética.

Sem comentários: