sábado, 29 de setembro de 2007

Remade In Portugal, Uma Exposição De Eco Design

A Nave da Estufa Fria, no Parque Eduardo VII em Lisboa, abre as suas portas desde ontem dia 28 de Setembro e até 5 de Outubro de 2007 , para aí receber a "Remade In Portugal", primeira exposição lusa de objectos de eco-design.
Esta ideia surgiu no seguimento de um projecto pensado para Itália, que em 2004 terá dado origem ao "Remade In Italy" sob criação de "Regione Lommbardia". Seguiu-se o "Remade In..." na Argentina, Chile, Brasil e só agora foi a vez de Portugal mostrar o que de artistíco por cá se faz com materiais reciclados.
O fim último desta iniciativa visa incentivar a (re)utilização de materiais reciclados nas nossas indústrias.

Para nos presentearem com a mostragem de objectos de eco-design que dão corpo ao "Remade In Portugal", foram convidados os arquitectos Adalberto Dias, Álvaro Siza, Eduardo Souto Moura, João Luís Carrilho da Graça, José Manuel Carvalho Araújo, Manuel Aires Mateus, Manuel Graça Dias, Nuno Sottomayor, os designers Alda Tomás, Filipe Alarcão, Francisco Providência, Pedro Silva Dias, Pedro Sottomayor e os estilistas Luís Buchinho e Nuno Gama.
Nas mãos destes criadores o lixo torna-se reciclável e transforma-se num objecto de arte, onde a matéria prima ou é grátis ou de baixo custo.
Produtos de grande qualidade e estética resultam assim do reaproveitamento de variados resíduos que entram em mais de 50% da composição desses objectos que promovem a cultura dum design pro-ambiental.
Para um desenvolvimento sustentável, sem esgotar recursos, as nossas empresas deveriam apostar na concepção destes tipo de eco-objectos.

No mínimo interessante esta ideologia do lixo conseguir-se produzir objectos de luxo. Os tradicionais almeidas passariam a ser designados por agentes de recolha de bens recicláveis ao serviço de empresas produtoras de objectos de luxo.
Poupe evitando desperdiçar, para tal transforme o suposto lixo num objecto funcional.
Reduza, Reutilize e Recicle. Assim será fácil poupar dinheiro e meio ambiente.

Nesta exposição a entrada será gratuita após as 18h 30m e contará com uma programação paralela actuação de vários músicos (em Setembro: Urban Strawberry Lunch, 7 Magníficos - dia 28, Dead Combo - dia 29, Músicos do Tejo - dia 30; em Outubro: Rita Braga - dia 1, Mário Delgado - dia 2, F.R.I.C.S. - dia 3, Oisom - dia 4), num palco improvisado no mesmo local.

Eu irei até lá? E você?

Sem comentários: