Esta campanha de troca começa a partir das 15 horas de Sábado.
Os brinquedos para troca foram oferecidos por duas empresas e são maioritariamente puzzles e blocos de construções, estando prevista a troca de 500 unidades em Lisboa, 100 em S. Martinho do Porto e 50 em Tomar.A presente iniciativa, que se insere na campanha «Vamos trocar armas por brinquedos» tem por fim essencial a consciencialização entre pais e crianças, do perigo da disseminação das armas.
Segundo a AI, os «jogos e os brinquedos bélicos promovem uma cultura de violência".
Para além de poderem trocar os seus brinquedos, as crianças terão ao seu dispor jogos interactivos (um desses jogos foi elaborado pela AI e intitula-se "Ilha das algas mágicas"), leitura de contos da obra "Um mundo de esperança" que terá sido editado pela AI, haverá também ateliers de pintura e construção de brinquedos.
Os brinquedos bélicos recolhidos durante esta campanha serão posteriormente enviados com uma mensagem a embaixadas em Portugal de países onde haja conflitos armados.
Trocando os brinquedos bélicos que promovem conflitos, por brinquedos didácticos, creio que a AI estará a promover a Paz, e assim sendo esta simbólica troca resultará numa subtil porém intencional Mensagem de Paz.
Se todos os povos fossem pacifistas poupar-se-ia não só dinheiro em armamentos e reconstrução dos danos materiais provocados pelas guerras, mas também e muito mais importante seriam as vidas que se poupariam.
Sem comentários:
Enviar um comentário