segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Festival dos Oceanos - um mar de festas!

Em maré de festas...Em Lisboa está a ser realizado desde 28 de Julho a 12 de Agosto, o Festival dos Oceanos, que vai quase a meio, mas ainda tem muito por acontecer e do qual se pode disfrutar gratuitamente.

Até lá, das 10h 00m às 19h 00m podem ser vistas no Pavilhão do Conhecimento, diversas esculturas em areia em construção seguindo o tema dos oceanos. Também aqui há ateliers para os mais pequenos meterem mãos à obra, e edificarem as suas esculturas em areia. A melhor escultura infantil até tem direito a foto emoldurada.

Entretanto pode visitar das 10h 00 às 19h 00m a exposição de dois fotógrafos da National Geographic, David Doubilet e de Brian Skerry, patente ao público na Praça do Comércio em Lisboa.

Também na Praça do Comércio assistir-se-á à transformação de icebergs em esculturas de gelo representativas de monumentos lisboetas, isto nos dias 9 entre as 7h 00m e as 11h 30m e dias 10 e 11 entre as 17h 30m e as 22h 00m.

Dia 11 de Agosto, no Parque das Nações, terá lugar a Ocean Parade, entre as 21h 45m e as 23h 00m, que contará com o desfile musical com figuras gigantescas alusivas ao fundo dos mares.

Na Cordoarina Nacional, estará exposta até dia 12 uma mostra multimédia em homenagem ao trabalho do oceanógrafo Jacques Cousteau.

Até ao fim do evento, estará no Parque das Docas, uma esfera multimédia sobre a qual será representado o ciclo da água, e os mais novos poderão aqui divertir-se num parque insuflável.

Há também animações nas principais ruas de Lisboa com indivíduos pintados, que dançam e fazem malabarismos, representando oceanos, e animações em embarcações (cacilheiros e atamarans) que atravessam as margens do Tejo.

Entre as 16h 30m e as 19h 00m do último dia deste festival, toda a gente é convidada para formar a maior onda do mundo em volta da Doca dos Olivais, no Parque das Nações.

O Festival dos Oceanos Lisboa 2007, pretende ser um hino ao mar e estreitar os nossos laços com este, explorar mitos, revelar espaços, incutir-nos preocupações ambientais sensibilizando-nos para os efeitos colaterais do degelo glaciar.

Se é "marinheiro de água doce", venha daí, garanto-lhe que é fácil navegar por estes mares.
A minha previsão é de maré baixa no Festival dos Oceanos, em alta só está mesmo a qualidade das exposições e demais acções que constam deste mar de festas.

Sem comentários: