sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Penhoras do Fisco aumentam quase para o dobro

Em 2007, os salários penhorados pelo Fisco subiram 75% em 2007, isto face ao ano anterior. Foram mais de 120 000 os contribuintes alvos destas penhoras.


Porém por vezes pode acontecer penhoras indevidas, tal como sucedeu por exemplo com Alice Teixeira que viu o seu salário confiscado e uma conta poupança mesmo depois de ter saldado a dívida 800 euros de IRS nas Finanças.




Carlos Baptista Lobo, Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, admitiu esta Quarta-Feira (dia 13 Fevereiro) no Parlamento que há de facto lapsos do Fisco para com os contribuintes e culpabiliza o mecânica dos computadores neste serviço.



A Direcção Geral de Contribuição e Impostos deveria criar um gabinete que se responsabilizasse por estes lapsos ou reavaliasse cada situação para saber em concreto se cada devedor já terá pago ou não a sua dívida. No caso de ocorrerem penhoras indevidas de salários, dificilmente se "limpa" a imagem perante o banco onde o contribuinte é cliente, e isso é grave. O Fisco tem de evitar que tal aconteça. É claro que se um contribuinte devedor, tem de pagar, mas não duplamente.
Para você senhor contribuinte, evitar que situações destas aconteçam, poupe durante o ano para na altura de pagar ao Fisco não ficar em dívida e não ter surpresas desagradáveis como a de Alice Teixeira.

Sem comentários: