quinta-feira, 31 de maio de 2007

Poupar "massa" poupando em maços!


Hoje comemora-se um pouco por todo o lado e sob diversas formas, o Dia Mundial sem Tabaco.
Aqui está um óptimo dia para traçar objectivos de poupança da sua saúde e de avultados cobres na algibeira.

Planeie com o seu médico a melhor forma de travar esse vício que lhe gasta dinheiro e lhe desgasta a saúde. São já inúmeras as hipóteses de recurso para deixar de fumar, mas primeiro aconselhe-se qual a melhor forma de o fazer, isto porque se optar por um tratamento que lhe dê poucas garantias, será quase certo que não terá grande vontade de tentar submeter-se a outra terapia ou medicamento.
Sugiro que inicialmente tente o seguinte: deixe de uma vez por todas; ou reduza progressivamente até o abandonar; ou faça uma redução drástica da quantidade de cigarros que consome diariamente.

A principal causa que o deverá motivar para deixar de fumar, será o zelo pela sua saúde e a dos que o rodeiam, e depois virão por exemplo causas de cariz económico. O cigarro contém mais de 50 substâncias tóxicas e cancerígenas. Quem fumar 20 cigarros por dia, estará a inalar 300 mg de alcatrão e 30 mg de nicotina.
Combata esse vício maléfico, com um vício benéfico. Deixe o vício do tabaco e vicie-se talvez em exercício físico.

Com o recente aumento de preços do tabaco, muitos portugueses quase terão de deixar de comer. Por exemplo, se o salário de um indivíduo que viva só der unicamente para pagar as despesas básicas (água, luz, gás, seguros, condomínio e renda de casa) e o subsídio de refeição for na ordem dos 4 euros, é claro que ele terá de optar, se quer comer ou se quer fumar, pois com os tais 4 euros pouco lhe sobra se por exemplo comprar um maço que custe 3,15 euros.
Se fumar, além da saúde prejudica as suas finanças duplamente, isto porque fumar sai caro à carteira e ao seu físico, pois se estiver doente terá gastos adicionais decorrentes do seu vício.

Deixo-lhe aqui um apelo para olhar pela sua saúde e pela sua carteira, e convido-o a fazer os cálculos de quanto poderá poupar em dinheiro por dia, por mês e por ano. Para o ajudar fica aqui uma pequena estimativa.
Se comprar um maço de cigarros diariamente por 3,15 euros, e supondo ser um ano comum com 365 dias, os seus gastos só em tabaco serão exactamente de 1149,75 euros. Agora pense no peso desse valor no seu salário anual, e imagine uma boa utilidade do mesmo. Sabe porque ainda não fez aquela viagem que tanto almeja? Sabe porque não comprou um sofá lá para casa? E porque faz contenção nas despesas alimentares? Talvez saiba...

Espero sinceramente que no Dia 17 de Novembro esteja a comemorar o Dia do Não Fumador, e que eu tenha servido para o influenciar na recuperação sobretudo da sua saúde.

1 comentário:

Sylvie disse...

Aproveito o espaço para deixar a minha experiência pessoal:
Há coisa de 2 anos atrás parei de fumar usando a redução de cigarros até, gradualmente com muita calma e sem pressões, conseguir chegar ao 1 cigarro por dia e até ao o.
Andei assim meses e meses. Numa passagem de ano, com copos á mistura e cercada por fumadores, não resisi e fumei um cigarro. Hoje em dia fumo o dobro. O meu pensamento na altura foi: "é só este!"
Os motivos que evoca para deixar de fumar são excelentes e comuns á maioria de todos nós certamente mas eu acho que dá muito mais resultado cada um de nós fazermos a sua própria lista de motivos pelos quais queremos deixar de fumar. Todos os dias (ou sempre que lhe apeteça um cigarro, por ex) releia a lista e aproveite até para escrever o que vai sentindo (isto para quem goste de escrever). Comigo deu certo.
A experiência serviu-me de lição. Não vou desistir de voltar a parar mas desta vez já não caio no mesmo erro que caí da última vez. Ou pelo menos vou tentar não o fazer!
Essa do "é só este cigarro" e "páro quando quiser" nunca deu nem nunca vai dar certo.