quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Como Poupar Dinheiro no Seguro Automóvel

Ter o seguro automóvel actualizado, é uma forma de proteger-se a si e aos outros, e de evitar multas.
Quando o carro já não é propriamente novo, os proprietários geralmente optam por prescindir do seguro para danos próprios, ficando o tradicional seguro para cobertura de danos causados a terceiros.
Se você for homem, tiver menos de 25 anos e carta há menos de 2 e se já tiver tido acidentes, poderá ver-lhe recusado o seguro automóvel, ou se lhe fizerem seguro este poderá ser50% mais caro que o habitual dado o risco que um jovem condutor inexperiente representa para os seguradores.
Haverá certamente alguém que lhe dirá que peça a uma sua familiar mais velha e condutora há mais anos e sem registo de acidentes, que faça o seguro por si e se declare como condutora habitual do veículo para o qual pretende o seguro. Convém alertar que apesar de esta atitude parecer vantajosa porque uma mulher costuma pagar menos de seguro por geralmente provocar menos estragos em caso de acidente, e porque perante um condutor mais velho e experiente será relativamente fácil de conseguir o seguro a um preço mais baixo, não se deve esquecer que as seguradoras em caso de acidente podem alegar falsas declarações e recusarem-se a pagar. Cuidado, a mentira poderá sair cara. Fazerem seguro automóvel por si, poderá ser andar a dar dinheiro por nada, pois em caso de sinistro poderá legalmente não estar seguro.
Se pelo menos 3 seguradoras ou mediadores se recusarem a fazer o seu seguro, remeta essas mesmas recusas para o Instituto de Seguros de Portugal, e ele nomeará um seguro para o seu caso.
Se realmente quer poupar no seguro automóvel, esteja atento a campanhas temporárias e seja um bom negociador.
Antes de se decidir por um seguro automóvel, faça várias simulações na Internet ou por telefone.
De seguida vá pessoalmente a uma seguradora com os valores mais baixos que anteriormente obteve por simulação, e veja se lhe fazem propostas melhores. Se for junto de um mediador poderá negociar descontos superiores a 20% num pacote de seguros.
Procure pagar o valor do seguro de uma só vez, para não ter de custear juros resultantes do pagamento fraccionado.
Num seguro automóvel, o prémio de responsabilidade civil dependerá do capital, do tipo de veículo e sua cilindrada.
No caso de pretender um seguro com cobertura de danos próprios, saiba que este varia anualmente de acordo com o valor comercial do veículo.
O valor do seu seguro automóvel poderá ser mais barato numa seguradora onde já tenha outro tipo de seguros, ou onde outros seus familiares sejam clientes.
Assegure-se de que poupou e que apesar do seu seguro automóvel ser barato é fiável.

Sem comentários: