sábado, 12 de fevereiro de 2011

Poupe na Iluminação da sua Casa

Sempre que o dia amanheça, deixe que a luz natural entre em sua casa; isso permitirá uma redução considerável de energia eléctrica.
Quando comprar lâmpadas, dê preferência aos modelos de classe energética A. Adapte os modelos e intensidades aos espaços onde irá usar as lâmpadas.
A iluminação em casa não tem de ser igual para todas as divisões, até porque a frequência e a finalidade do seu uso é diferente nos vários espaços do lar.
Os corredores, sendo uma zona de passagem, não necessitarão de muitas lâmpadas nem que estas possuam feixes de luz tão fortes.
A sala de estar como é um local de trabalho e de lazer, pode ter luzes que variem em termos de intensidade de feixe luminoso para melhor se adaptarem às necessidades do momento e assim permitirem alguma poupança de consumos.
Os tectos e paredes pintados com cores claras farão reflectir a luz, logo tornarão os ambientes mais claros, podendo reduzir os gastos com iluminação eléctrica.
Se usar lâmpadas economizadoras em vez de incandescentes, poupará 80% de energia.
Candelabros com muitas lâmpadas pode parecer-lhe bonitinho, mas vai sair-lhe caro. Use candeeiros com menos focos, pois vale mais usar uma lâmpada de maior potência do que várias de menor potência, porque muitas saem mais caro na sua factura de electricidade e não iluminam tão intensa e eficazmente quanto uma só de maior potência.
Lâmpadas de tungsténio-halogéneo são mais duradouras e são indicadas para iluminar pontos precisos como a sua secretária de trabalho.
De vez em quando desligue o comutador de luz e proceda a uma limpeza de todas as lâmpadas de casa para que não perca intensidade de luz por estas estarem sujas.
Ao sair de uma divisão e se mais ninguém lá estiver, não se esqueça de desligar as luzes, ou então utilize lâmpada inteligentes que darão conta da sua passagem e se desligam quando não detectam movimento.
Para bem iluminar não precisa muito gastar!

Sem comentários: