quarta-feira, 21 de maio de 2008

Combustível a Aumentar e Postos da Galp a Fechar?

Com o consecutivo aumento do preço dos combustíveis, há já quem se ressinta com a descida da procura. Os portugueses começam ou a boicotar algumas das principais petrolíferas presentes no nosso país, ou estão a converter os seus automóveis a GPL, ou simplesmente andam menos de carro. E perante um cenário destes, em que as receitas da Galp desceram mais de 8% só nos primeiros 3 meses deste ano face ao primeiro trimestre de 2007, o Presidente da Galp Ferreira de Oliveira põe a hipótese de fechar alguns postos de combustível devido à acentuada quebra na procura.
Até já o nosso Presidente da República fez questão de dar o seu parecer face a tamanha especulação de mercado. Cavaco Silva apoia a decisão do Ministro da Economia Manuel Pinho que solicitou uma opinião à Autoridade da Concorrência. É necessário saber se de facto os preços dos combustíveis estão a aumentar na mesma razão do crude.
Se compramos com euros a países que utilizam o dólar, como pagamos tanto e cada vez mais, sabendo nós que o euro continua a crescer face ao dólar?!

Alguns dos efeitos colaterais do aumento de preços dos combustíveis será a subida do preço dos bens em geral e segundo o Banco Central Europeu assistiremos em breve a novo acréscimo das taxas de juro.
Ontem o preço do petróleo em Nova Iorque atingiu novo recorde, atingindo os 129,31 dólares por barril.

É urgente criar-se alternativas a estes combustíveis, para que se reduza os efeitos nefastos no meio ambiente e para que não dependamos destes nem soframos aumentos em todos os bens sempre que se registe aumento do preço do petróleo.
Alternativas já as há, porém devido a interesses económicos há inventos que não conseguem a aprovação das patentes. Assim como conseguiremos nós poupar?

4 comentários:

Anónimo disse...

Faz uma síntese muito boa mas continua a faltar as soluções para deixarmos de depender do petróleo. Tenho esperança que a curto praza vão chegar novidades explosivas para os especuladores... e produtores...

lady_blogger disse...

Caro anónimo, como eu disse no final do meu post, até já há soluções, mas por motivos maiores não são adóptadas. Sei de casos que tentam a aprovação das patentes de determinados inventos e não conseguem pelo que aqui já mencionei.
Lá vamos nós ter de boicotar, ou andar a pé para podermos poupar dinheiro em combustíveis.

Anónimo disse...

Parabéns Lady_blogger, sou brasileira e aqui sofremos com isto também...
Se me permite dizer gostei muito do seu blog.

lady_blogger disse...

Obrigada. É sempre bom saber que alguém gosta do que publicamos.
Volte sempre!