domingo, 31 de agosto de 2008

Ainda Sobre a Crescente Criminalidade...

E ainda sobre o assalto à carreira 426 e todos os outros roubos de que se tem falado...

De que adianta saber quem são os assaltantes se depois com alguma sorte o caso prescreve ou por falta de provas poderá ser anulado?!

E ainda dizem que esse tipo de crime não compensa...?
Não compensa é para quem é assaltado e para quem tem moral e boas práticas de vida comunitária. É bom ter-se dinheiro fácil, mas é muito melhor viver-se de consciência tranquila.
Perante crimes rodoviários leves há lucros e perante crimes tipo assaltos com penas de cadeia há perdas a considerar. É mais barato deixar que os assaltantes se sustentem continuando a assaltar do que prendê-los e ter de "alguém" os sustentar nas cadeias.
Primeiro prevenção, depois aconselhamento e aviso geral e só depois punição. Tudo por esta ordem, mas façam-no!

Se hoje você é o assaltante, amanhã pode ser o assaltado...
Se hoje você é um pai socialmente responsável, o seu filho pode mesmo assim tornar-se um criminoso.

Quando vir um pobre não lhe dê dinheiro, dê-lhe o que ele esteja a precisar, ou melhor , dê-lhe um trabalho e pague-lhe por ele, e talvez se agirmos deste modo não sejam tão frequentes os pequenos assaltos. Mas não esqueçamos que são só os pobres que praticam assaltos, pois se os pobres se contentam com pequenos assaltos já os ricos preferem os de maiores dimensões.

Faça-se alguma coisa por esta sociedade, antes que nos tornemos um país que jamais poderemos voltar a apelidar de brandos costumes.

Deixo-vos duas questões:

  • Se caso fosse viável, voltássemos a utilizar bens como moeda de troca que acha poderia mudar em termos de assaltos?
  • E agora diga-me: O crime compensa?
  • 3 comentários:

    martagaspar disse...

    Claro que eu já defendi a tese de troca de bens em vez de dinheiro. Como por exemplo O BANCO DE TEMPO.- Mas riram-se na minha cara.
    Acontece a risada a quem sabe TER mas nunca saberá SER.

    martagaspar disse...

    Bom, não devia publicar o que penso. Mas com a legislação que temos neste País, O CRIME COMPENSA , sim.
    Quem protegem? Os criminosos.
    Quem morre e quem padece? As vítimas.

    Quando os n/ legisladores andarem no terreno em vez de legislarem no ar condicionado em boas alcatifas, talvez consigam enxergar a realidade que é bem preocupante.

    lady_blogger disse...

    Marta Gaspar, cada qual é livre para pensar de modo diferente, e não nos devemos calar perante aquilo que nos desconforta.
    As coisas ditas dessa forma são q.b. para explicar o seu ponto de vista face à sua relação com o dinheiro e a sua noção do impacto de actos criminosos.